Jump to content

[Explicação] Ram Servidores


tierrilopes
 Share

Recommended Posts

Olá. Perguntarem-me se tal era verdade, e tive de ir ver com os meus próprios olhos o seguinte post:

 

Após chorar de tristeza e de algum riso:

Em resposta a toda a gente que está actualmente a criar servidores de metin2...

Eu aprendi isto com os 5 anos de experiência a fazer servidores; Um servidor perfeito para qualquer utilizador normal, medio ou experiente isto bastará: 4GB Ram, i5 e 250 Mbps (banda de largura).

Porque, irão perguntar-se? Simples ... Todos os binários (Cores, Game, Db) são compilados em 32bit, que inibe a memória RAM até aos 4GB.

Ou seja, pessoas como eu ou administradores de grandes servidores que se mostravam com servidores absurdos com 32, 64 e ate 128GB Ram eram \ são idiotas.

Eu pessoalmente desperdicei centenas de euros em servidores absurdos...!

Por isso para todos os futuros e atuais desenvolvedores acarretem o meu conselho: 4GB Ram, i5 e 250 Mbps. Basta para terem 500, 700 , 900 players online sem lag. O que precisam é de processador e banda de largura.

Por outro lado... Podem sempre comprar na metin2dev uma source privada ao Ira. ATENÇÃO! A publica esta bugada e é impossível de compilar. Eu já tentei e acabei por comprar a ultima ao Ira!

 

 

Por favor não tomem em consideração estes dados. Literalmente.

 

32-bit tem um limite sim de 4Gb de ram, POR INSTÂNCIA. Ou seja, cada instância do game apenas utilizará até 4gb de ram.

Isto é COMPLETAMENTE diferente de afirmar que o máximo de memória do sistema operativo deve ser 4Gb.

Acho ridículo continuarem a estragar a já vergonhosa comunidade metin2.

Principalmente se utilizarem alguns cores, por exemplo 3 por ch, poderão ver que 4Gb ram no sistema é completamente obsoleto e inútil.

Esta pessoa nem deve ter tido em conta a quantidade de ram que o servidor mysql utilizará (ou não sabe o que isso é).

 

I5: Depende. Aqui onde se obterá maior beneficio será na base de dados. Uma frequência maior é preferível a mais cores.

 

Largura de banda: Quanto mais melhor claro, mas necessário? Não.

Aconselho-vos a fazerem uma análise de quanta largura de banda um jogador consome ligado ao servidor. É tão baixa que até um telemóvel com redes móveis a 2.5G (sim, 2.5g) consegue jogar sem problemas alguns e sem lag. O consumo de tráfego é assim tão baixo.

 

Qual deverá ser a quantidade de ram para um servidor?

Depende de vários factores, não há maneira de afirmar que X ram = y jogadores, pois as serverfiles não são todas iguais.

Umas files com 5cores por ch consumirá mais ram do que files com 2 cores por ch, mas por consequência conseguirá uma performance maior.

 

Depois convém ter em atenção o espaço reservado para o servidor mysql.

Por defeito o mesmo vem com 128/256mb de ram alocados, valor esse que se poderá tornar insuficiente, principalmente com elevados acessos (isto é utilizado por vezes para fazer flood a website, abrandando o servidor mysql até este afetar o login), por isso este valor deve ser aumentado consoante a ram total disponível.

Para a maioria dos casos 10%/15% da ram total será mais do que suficiente (Exemplo: Um servidor com 16GB reservará entre 1.5-2Gb para o servidor mysql).

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...