Jump to content

Começar do início


jazzy
 Share

Recommended Posts

Olá.

Para iniciar um projeto, gostava de começar do início, e adicionar eu mesmo os sistemas que quiser, de forma a aprender a fazer as coisas corretamente. Ninguém recomenda as server files rain, embora sejam as primeiras, e penso que se deva ao facto de não terem source. Mas perguntava-me como é que os servidores privados de 2009 existiam, se deveriam usar essas files, e não tinham source? Então é isso. Queria saber o que recomendam, e porquê, dentro das serverfiles/client mais "não tocados" por terceiros. Obrigado!

Edited by jazzy
Link to comment
Share on other sites

Existe apenas denominações diferentes.

Normalmente as pessoas chamam serverfiles ao conjunto do game/db + quests & mapas & protos.

Poderás usar a base das rain (quests, mapas, protos) com um game e cliente 40k, que funcionará sem problema.

 

Servidores existiam sem source, algumas coisas era possível modificar analisando o ficheiro game, também foi possivel criar uma lib para o  aumentar as funções do mesmo, no entanto sem o codigo fonte nunca foi possivel criar mudanças profundas como hoje em dia se vê.

Por essa razão, criar uma servidor sem a source (sendo que a source é o codigo fonte do ficheiro game e db, assim como a source cliente é o codigo do executável) hoje em dia é impensável, pois e surgir algum exploit perigoso (como no passado, o exploit sql injection do messenger), ficarás desprotegido.

Cliente: 40k metin2 pt

Serverfiles: Nenhumas. Fazes as tuas, basta colecionares quests e assim de várias files e juntares nas tuas. Se umas files tiverem quest que não funcionam, existem sempre outras onde podes ir procurar pela quest especifica que precisas.

 

Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Tierri Lopes disse:

O que foi cá colocado por mim ha ja algum tempo.

Não são "limpas" pois limpas considero limpar tudo o que não é necessário, são sim as mais basicas e livres de novos sistemas.

 

Edit Obrigado   Tierri pelo esclarecimento e assim já saber a base que qualquer um pode usar. 

Edited by Caneiras
Link to comment
Share on other sites

Obrigado! Tenho algumas pequenas dúvidas, ainda assim, em relação aos nomes das coisas.

O que é o game? Isto é, se db é a base de dados, ou seja, aquilo que é acessível através do Navicat, game é a parte do "servidor em si", ou seja, aquilo que é acessível através de um cliente FTP, certo?

Quando nos referimos ao cliente, é algo que é parte da source, ou o cliente que sacamos, que é a única coisa necessária para qualquer jogador entrar no servidor? Assim, a source do cliente seria a source do ficheiro metin2client.exe?

Podemos começar com algo 40k e evoluir? Reparei, num servidor, que o executável do cliente (metin2client.exe) tinha uma versão 40k. Não seria isso "desatualizado", tendo em conta que existe há anos? Qual é a diferença entre algo 40k e menos ou mais avançado, em termos de segurança e performance, sendo que segurança é o ponto que mais me interessa, primeiramente? Ao ver a área de downloads aqui do fórum, reparo que há muitos clientes unpacked, de servidores com muitos players. Por unpacked, presumo que seja a pasta pack que está descompactada. Um dos nossos objetivos não deveria ser tornar o nosso cliente impossível de descompactar os ficheiros pack?

Edited by jazzy
Link to comment
Share on other sites

Game e db, referi-me aos ficheiros executáveis presentes nas serverfiles

Aqueles que obtens ao compilar a source

 

Source de cliente dá origem ao "metin2client.exe"

Desde que tenha source é chamado de 40k, isto pois foi a ultima revisão do sistema de revisões usado pela ymir aquando do leak. Chamar de versão 60k e etc não é real, pois apenas se está a mudar os valores da versão, os mesmos não refletem a versão oficial.

 

Em termos de segurança, o unpacked depende.

Podes ter o teu cliente descompactado por terceiros, mas mesmo assim ser inutil para abusarem dele. Para tal deves usar algo chamado "Cython", que faz com os ficheiros .py do teu cliente sejam embebidos no executável, sendo dessa maneira não descompactaveis e tornando-o não susceptivel a alterações no cliente.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...